Dia.Mundial.da.Fotografia

Dia 19 de agosto, dia mundial da fotografia. Dia marcado pela "descoberta" da fotografia por Louis Jacques Daguerre, apresentando ao mundo o daguerreótipo. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo "real". Hoje já temos a evolução dessa "geringonça" com várias modernidades que se atualizam a todo tempo...
Para essa data, vão algumas fotos que marcaram epóca e outra
s apenas expressivas, para mostrar como a fotografia sempre foi peça fundamental, capaz de expressar desde o menor sentimento ao maior acontecimento.




A famosa foto de Che Guevara, conhecida como Guerrilheiro Heróico, onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão.




Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem.



Esta bela foto, que data de 1950, considerada como a mais vendida da história. Isto devido intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.





O beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen em Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira.





Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética. Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo.















Uma boa dica para achar trabalhos de fotógrafos profissionais http://www.magnumphotos.com

Lembram de alguma outra¿ Gostam de fotografia, querem mostrar a sua¿ Confira e comente...


[n.m]

2 comentários:

Fagner Mathias 21 de agosto de 2009 às 02:01  

Aeeeeeeee ótimo post senhora padeira kkkkkk !!!!!!
Serim show d+ gostei do assunto!!!!!!!!!

PaoDoce 26 de agosto de 2009 às 11:03  

Essas fotografias são marcantes mesmo neh, ainda mais pra gente kkkkk
eh dificil esquecer da foto do Che que está presente nos mais diversos e inusitados lugares, ou da menina no Vietnã... enfim fotografias são parte da nossa memória.

Postar um comentário

poe a mão na massa ai meu povo!